Carta aberta de Nuno Costa Alemão, cabeça de lista de São Domingos de Rana

Caros Amigos e Vizinhos de São Domingos de Rana,

O meu nome é Nuno Pimentel Anjos da Costa Alemão, tenho 50 anos, e sou licenciado em Engenharia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Posteriormente, tive a oportunidade de tirar um MBA Executivo na Universidade Católica de Lisboa e trabalho na área das Energia Renováveis, em prol de um mundo mais sustentável. Resido no Concelho de Cascais desde 1990, primeiro em São João do Estoril, e mais tarde, em 2007, mudei-me para São Domingos de Rana, onde orgulhosamente vivo.

Escrever esta Carta Aberta é, para mim, uma excelente oportunidade para falar um pouco acerca da minha motivação para fazer parte desta equipa e a candidatar-me nestas eleições para a Junta de Freguesia. Mais do que uma decisão política, até porque tenho zero experiência política e não sou filiado em qualquer partido, é uma escolha pessoal e um grande desejo de fazer a diferença na nossa Comunidade.

A minha motivação é simples: quero fazer melhor pela nossa Freguesia e contribuir para um Concelho mais justo e dinâmico. Reconheço que há algum trabalho feito, e não gosto de dizer mal por “dizer mal". No entanto, também vejo que há uma grande margem para melhorias. O excesso de construção, a falta de mobilidade, o aeródromo, a necessidade de mais eventos culturais, a recuperação de marcos históricos como por exemplo a Torre da Aguilha e o crescimento económico através da criação de polos empresariais, são alguns dos desafios que me movem.

O que me liga ao projeto - Cascais Para Viver, é o facto de ser um movimento feito por pessoas e para as pessoas. A nossa equipa é constituída maioritariamente por cidadãos sem filiação partidária, mas que representam as várias áreas de pensamento, da direita à esquerda. Esta diversidade é a nossa maior força, pois dá-nos uma visão mais ampla e completa das necessidades e ambições de todos.

Para a nossa Freguesia, tenho uma visão clara. Quero uma São Domingos de Rana para os seus fregueses: mais limpa, com espaços verdes melhor cuidados e com uma mobilidade mais fluída. A questão do aeródromo é, para mim, fundamental. O seu crescimento tem trazido poluição sonora e ambiental aos bairros adjacentes, e é preciso encontrar um equilíbrio que respeite a qualidade de vida de quem ali vive. O Mercado de Tires, um espaço de multiculturalidade e união, merece um lugar mais organizado, seguro e digno para feirantes e visitantes, entre outros pontos que queremos melhorar e aproximar mais as pessoas.

Acredito piamente no projeto - Cascais Para Viver, porque é um movimento que nasceu do simples desejo de melhorar Cascais e as suas respetivas freguesias. O nosso líder, João Maria Jonet, é um verdadeiro "filho de Cascais" que nos cativa com as suas ideias e ambição de fazer do Concelho um lugar melhor para se viver, e não apenas para passar férias.

Vejo a nossa Freguesia a desempenhar um papel ainda mais activo neste Concelho, mais transparente e mais próximo das pessoas. Sei que muitos sentem que a Freguesia está fechada e um pouco reativa, exceptuando nas épocas eleitorais, mas estamos aqui para mudar isso. Queremos uma comunicação mais aberta e constante, com ações proactivas e que vão ao encontro do que é realmente necessário – a nossa qualidade de vida.

Esta candidatura é feita por pessoas da sociedade civil, sem a experiência política tradicional, e é precisamente aí que reside a nossa diferença. Juntos, com o apoio de todos, e a vossa participação, podemos fazer a diferença e construir uma Freguesia melhor, e consequentemente um Concelho melhor para todos.

Subscrevo-me com muita estima por todos Vós !

Nuno Costa Alemão

Próximo
Próximo

ENTREVISTA - Leonel Gomes Cá, Cabeça de Lista à Assembleia Municipal