9 - EDUCAÇÃO

A Educação é hoje um dos maiores desafios das comunidades locais. A gestão das infraestruturas escolares, a articulação com o sector social, o apoio às famílias, a dinamização de atividades educativas, culturais e desportivas, assim como o combate às desigualdades no acesso à aprendizagem, fazem com que os municípios sejam atores centrais da política educativa.

Em Cascais, a diversidade de programas, medidas e necessidades — desde a primeira infância até ao ensino superior e à educação ao longo da vida — reflete o compromisso do município com uma abordagem abrangente à educação. No entanto, é necessário promover uma coordenação estratégica mais integrada e contínua. 

Embora muitas ações sejam atualmente desenvolvidas de forma autónoma, fruto da dedicação e da capacidade de resposta de cada escola ou agrupamento, existe uma oportunidade valiosa para reforçar a articulação entre estas iniciativas. Ao promover uma lógica de planeamento mais coesa e uma ligação mais estreita com outros sectores municipais — como a ação social, a cultura, o desporto e a juventude — será possível potenciar sinergias e ampliar o impacto positivo nas comunidades escolares.

A nossa visão para a educação assenta em cinco eixos estruturantes:

  • Ligando escolas, agrupamentos, associações, clubes, universidades e sector social

  • Que não se limitem às infraestruturas, mas abranjam também a qualidade pedagógica, a inclusão social e a inovação educativa.

  • Com recolha e análise de dados, monitorização dos equipamentos escolares e avaliação de impacto das medidas implementadas.

  • Evitando ruturas e assegurando continuidade entre creche, pré-escolar, ensino básico e secundário.

  • Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o ODS 4 – Educação de Qualidade.

Em suma, a coordenação educativa assume um papel estratégico na consolidação de uma visão integrada para o futuro da educação no concelho. Ao promover o alinhamento entre iniciativas, otimizar recursos e reforçar a ligação entre diferentes áreas municipais, esta abordagem permite transformar ações pontuais em políticas consistentes e duradouras. O objetivo é garantir que todas as crianças, jovens e adultos beneficiem de uma educação inclusiva, de qualidade e orientada para o desenvolvimento pleno. Neste contexto, são apresentadas as medidas que darão forma à ação educativa municipal, marcando o arranque de uma nova etapa de planeamento e valorização do percurso educativo local.


Medidas de ação propostas:

    • Articular a rede educativa local, estabelecendo parcerias entre escolas, clubes desportivos e associações culturais de forma a promover a prática desportiva federada e artística dentro do horário escolar.

    • Integrar o desporto nos currículos escolares do 1º, 2º e 3º ciclo - não apenas como atividades extracurriculares - enquanto atividades atrativas, capazes de captar, motivar e formar novas gerações de atletas.

    • Incentivar a educação artística no ensino básico e secundário através de parcerias a desenvolver com os agrupamentos escolares, promovendo a criatividade e o pensamento crítico das crianças e dos jovens.

    • Apoiar o desenvolvimento da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), valorizando o ensino superior local.

    • Criar uma Rede Municipal de Explicadores, para apoiar os alunos mais carenciados e com pior aproveitamento escolar.

    • Criar o Festival Escolar de Ideias para Cascais, em que alunos do 1º ao 12º ano de escolas em apresentam, anualmente, ideias para tornar Cascais mais verde, inclusivo e dinâmico. O júri selecionará 3 ideias com maior impacto para serem implementadas durante o mandato.

    • Requalificar a Creche do Bairro Cruz Vermelha para uma reabertura urgente, devolvendo um espaço digno às famílias.

    • Implementar um sistema permanente de levantamento e monitorização das escolas públicas, para planear requalificações e manutenção, substituindo uma lógica assistencialista por planeamento estratégico.

    • Criar programas municipais de formação contínua para cidadãos, através de parcerias com universidades e instituições de ensino superior para garantir uma oferta permanente e diversificada de aprendizagem, reforçando competências pessoais e profissionais.

    • Promover ações de sensibilização a nível local (escolas, espaços juvenis, outros espaços públicos) para uma contínua aprendizagem e amadurecimento de competências sociais, focadas na compreensão da igualdade de género e do combate aos vários tipos de discriminação e violência.

    • Estabelecer uma articulação pedagógica Creche–Jardim de Infância, evitando ruturas na continuidade educativa.

    • Criar uma rede de creches municipais, em parceria com o sector social, de forma a garantir a sua existência em número suficiente e gratuitas para todas as crianças que ainda não atingiram a idade do pré-escolar.

    • Assegurar refeições gratuitas e de qualidade para todas as crianças do pré-escolar e alunos do 1.º ciclo do ensino público, garantindo uma alimentação equilibrada, saudável e acessível.

    • Criar uma rede de autocarros escolares que assegure o transporte das crianças do primeiro ciclo, tendo como prioridade as áreas com maior tráfego e as zonas mais desfavorecidas do território. 

    • Criar uma Bolsa Municipal de Professores e de Funcionários Educativos de substituição, para colmatar as faltas pontuais destes profissionais nas escolas do concelho.

    • Implementar projectos-piloto em parceria com a Academia da Inteligência Emocional (AIE) nas escolas secundárias do concelho, com o objetivo de desenvolver competências socio-emocionais nos jovens através de metodologias práticas e baseadas em evidência científica, como a meditação de atenção plena (mindfulness), a empatia e a comunicação consciente.